A corrida em Sepang durou 6 voltas. Esse foi o tempo suficiente para definir as cinco primeiras posições até o final da corrida.
Logo na largada o favoritismo da dupla da Ferrari foi por terra. Largando na pole, Felipe Massa já era o terceiro colocado após as duas primeiras curvas. Largou mal, é verdade, mas os méritos foram de Alonso e Hamilton que ultrapassaram o brasileiro na primeira e na segunda curva, respectivamente.
O que se viu em seguida foi um ataque feroz do brasileiro para cima de Hamilton. Massa tentou de todas as formas, colocou de lado, andou colado, pressionou como pode, chegando a ultrapassar o inglês e levando um "X" em seguida. Até que passou do limite na curva 4: Massa colocou por dentro, deixou pra frear muito tarde e acabou saindo da pista, sendo ultrapassado por Raikkonen e por Heidfeld e indo parar na 5a posição - dali não iria sair até o final da prova.
Massa tomou a atitude que alguns cobraram dele nas últimas voltas do GP da Austrália. Foi pra cima, forçou. E vendo o resultado, imagino que no momento o melhor teria sido ser mais conservador. A ultrapassagem poderia vir num pit-stop, por exemplo. Em contrapartida, quando isso ocorresse seria tarde e Alonso estaria com uma diferença enorme. Era a cruz ou a espada. O problema é que até agora o brasileiro não terminou na frente do seu companheiro de equipe. É cedo, muito cedo, mas se esse panorama não mudar logo, Felipe corre o risco de ver a Ferrari dando preferência para o finlandês.
Raikkonen não teve a mesma atitude de Massa. Até para não forçar o motor, ele se manteve atrás de Hamilton, se aproximando apenas no final da corrida. Mesmo assim, não esboçou nenhuma atitude para superar o inglês.
E Alonso? O espanhol teve uma corrida tranqüila, não foi ameaçado em nenhum momento e conseguiu acabar com o jejum de vitórias da McLaren, que durava desde o GP do Japão de 2005 (vencido por Kimi Raikkonen, em uma das poucas vezes naquele ano que o motor Mercedes não o deixou na mão).
No pelotão intermediário, o destaque seria Nico Rosberg, se sua Williams não tivesse tido uma pane hidráulica a 17 voltas do fim. A equipe, por sinal, parece estar em recuperação, depois de um 2006 pífio. De qualquer forma, Alexander Wurz não teve nenhum carro passando por cima da sua Williams dessa vez e conseguiu terminar a corrida em nono - o austríaco havia largado na 18a posição. A BMW por sua vez colocou Heidfeld em 5o, mas não conseguiu dar o mesmo rendimento ao carro de Kubica que, após uma série de problemas, terminou na última posição.
Semelhanças entre a Honda e a Renault? As duas equipes não vivem seus melhores dias e seus pilotos esbarram na limitação dos seus carros. Pelos japoneses, Barrichello e Button terminaram em 11o e 12o, respectivamente. Já pela equipe francesa, ambos os pilotos pontuaram. Fisichella terminou em 6o e o ameaçado Kovalainen, em 8o. A Toyota, que concorria ao prêmio de fiasco do ano, até que não foi tão mal. Pelo menos com Trulli, que terminou na 7a colocação. Já "Half" Schumacher, que se declarou um dos melhores pilotos em atividade em uma recente entrevista, não fez jus à imagem que tem de si próprio e terminou na 15a posição.
Abaixo segue a tabela de tempos, gentilmente adaptada do Autosport.
Resultado
GP da Malásia
Sepang, Kuala Lumpur, Malásia;
56 voltas; 310,408km.
Classificação
Pos Piloto Equipe Tempo
1. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1h32:14.930
2. Hamilton McLaren-Mercedes (B) + 17.557
3. Raikkonen Ferrari (B) + 18.339
4. Heidfeld BMW Sauber (B) + 33.777
5. Massa Ferrari (B) + 36.705
6. Fisichella Renault (B) + 1:05.638
7. Trulli Toyota (B) + 1:10.132
8. Kovalainen Renault (B) + 1:12.015
9. Wurz Williams-Toyota (B) + 1:29.924
10.Webber Red Bull-Renault (B) + 1:33.556
11.Barrichello Honda (B) + 1 volta
12.Button Honda (B) + 1 volta
13.Sato Super Aguri-Honda (B) + 1 volta
14.Speed Toro Rosso-Ferrari(B) + 1 volta
15.R.Schumacher Toyota (B) + 1 volta
16.Davidson Super Aguri-Honda (B) + 1 volta
17.Liuzzi Toro Rosso-Ferrari(B) + 1 volta
18.Kubica BMW Sauber (B) + 1 volta
Melhor volta: Hamilton, 1:36.701
Não classificados/Abandonos:
Piloto Equipe Volta
Rosberg Williams-Toyota (B) 44
Coulthard Red Bull-Renault (B) 37
Albers Spyker-Ferrari (B) 8
Sutil Spyker-Ferrari (B) 1
Campeonato Mundial, após duas corridas:
Pilotos: Construtores:
1. Alonso 18 1. McLaren-Mercedes 32
2. Raikkonen 16 2. Ferrari 23
3. Hamilton 14 3. BMW Sauber 10
4. Heidfeld 10 4. Renault 8
5. Fisichella 7 5. Toyota 3
6. Massa 7 6. Williams-Toyota 2
7. Rosberg 2
8. Trulli 2
9. R.Schumacher 1
10. Kovalainen 1
7 comentários:
Rodrigo, tô dando uma passada rápida agora pq o tempo ficou curto p/ muita coisa neste restinho de dia.
Vim aqui e gostei do que vi. Parabéns pelo blog, tá bonito mesmo. Já indiquei sua página no blogf-1.
A gente vai se visitando...
Abraçao
Rodrigo
da uma checadinha no nosso link
lembra que eh www.f1girlsonline.com
senao vai parar nem te digo Onde,...
Quando terminou, e vi para janela o dia já claro, desejei ter ido dormir depois da 6ª volta! Ninguém merece, viu... parece que o pelotão intermediário fez uma boa corrida, mas a tv não mostra direito.. :(
Ah, e antes que eu esqueça... esse link aí do lado F1Girls... se formos nós tá errado.. esse site que tá aí não é muito respeitável! hehehe as moças que realmente falam de F1 é no f1girlsonline.com ;)
E parabéns pelo blog! :)
Correções feitas!
Depois da 6a volta, a única coisa que me segurou foi um Red Bull. E sem fazer propagandas para uma certa equipe...
Valeu!
Pois é, a corrida foi isso mesmo que vc falou. Espero que em Sepang as coisas sejam melhores. Parabéns pelo blog!
Cara, eu não entendo mais nada dessa porra aí hahahahahahhahahahaha... Só sei que tão dizendo que o Rubinho anda triste.
Dizem as más línguas que ele contou e descobriu que ainda falta muito pra ele comemorar a milésima 5ª colocação...
De resto, eu tenho saudades dos tempos em que haviam loucos na F1. Parecia racha de rua. Difícil ver isso hoje, ainda mais um leigo como eu.
Época boa, de Senna (que já passou até embaixo de arquibancada com um F-1), Mansell (o 2o maior doido de todos, atrás apenas de Gilles Villeneuve).
Arrojo sumiu da F-1. Hoje é tudo mais cerebral, mais tático. E, quando um piloto acha q tem q ser arrojado, normalmente se afoba e erra como o Massa fez na última corrida.
Mas no meu caso é vício - total e irrestrito!
Abs
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