sexta-feira, maio 25, 2007

Carros nas ruas

5a ETAPA - MONTE CARLO - MÔNACO



Chegamos à etapa mais chique da F-1, corrida essa que sempre reserva as maiores emoções da temporada. Principalmente pelo fator da imprevisibilidade, o que pode fazer de quem menos se espera o vencedor. Isso se aplica até para temporadas previsíveis, como tem sido a de 2007.

Se esse tem sido o fator mais importante da temporada, largar na frente no Principado corresponde a quase 100% da chance de vitória. A pista é apertadíssima, praticamente sem área de escape. No circuito, os carros andam com a carga aerodinâmica máxima, o que aumenta o efeito da turbulência para o carro de trás. Sendo assim, ninguém será louco de andar colado no carro da frente, já que qualquer perda de sustentação aerodinâmica pode resultar num indesejável beijo no guard rail.

As características da pista monegasca privilegia carros mais ariscos, como a McLaren parece ser. Isso já aconteceu com a Williams, em 2003, que tinha um carro ágil em curvas lentas e instável nas rápidas, devido ao entreeixos mais curto. Resultado: Montoya vencedor.

Apesar de não acreditar na importância desses resultados, o que foi visto nos treinos livres de quinta-feira foi um domínio completo do time de Woking. Em ambos os treinos, Alonso foi o melhor colocado, primeiramente seguido por Hamilton e depois por Raikkonen. Hamilton, aliás, perdeu a virgindade na F-1: o inglês foi corrigir uma saída de traseira na Sainte Devote e acabou batendo forte na barreira de pneus. Até pra errar o novato é bom: fez isso na quinta-feira, dando tempo de sobra aos mecânicos para consertar o carro até o sábado.



A Ferrari não foi bem nos treinos, à exceção de Kimi Raikkonen na segunda seção. Felipe Massa nunca se deu bem no Principado e, salvo engano geral, não deve ser muito competitivo nessa etapa. Tem que se preocupar em terminar a corrida, de preferência na zona dos pontos. A Toyota, com Trulli, e a Renault, com Fisichella, fizeram bons treinos, terminando a segunda seção em 4o e 5o, respectivamente. A BMW, que parece sofrer do mesmo mal da Ferrari (entreeixos longo), pemitiu que Kubica alcançasse apenas a 7a posição. Rosberguinho ficou em 8o e a dupla da Red Bull completou os 10 primeiros. Aliás, Mark(eting) Webber, como leão de treino que é, ficou na frente de David Coulthard, o maior vencedor em Mônaco ainda em atividade, com duas vitórias.

Na bacia das almas, dois destaques. O primeiro, positivo, vai para as Hondas, que ficaram em 11o com Rubinho (aniversariante da semana) e em 12o, com Button. O segundo, negativo, vai para "Less Than a Half" Schumacher, que ficou numa ridícula 20a posição.

O treino amanhã é as 9h. Previsão? Hahahahaha, minha bola de cristal não é tão potente assim. Apenas acho, vejam bem, ACHO, que a Ferrari pode não estar tão mal assim. Vide os treinos livres em Barcelona. É esperar pra ver.

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

As minhas previsões vc já viu, ratificando: Michael Schumacher será o pole.

Mauro Cesar Costa disse...

Por falar em circuito de, já viu o da segunda etapa da Fórmula BUS?? passa lá no contodevista.blogspot.com