Pois bem. Hoje o brasileiro passou por uma situação parecida na largada do GP da Espanha, ao ser atacado por Fernando Alonso. O espanhol aproveitou o vácuo gerado pela Ferrari de Massa e colocou sua McLaren por fora. Os dois carros acabaram se tocando, Alonso caiu para a 4a posição e deu adeus às chances de vitória.
O que se viu daí em diante foi uma corrida tranqüila para Massa, que só perdeu a primeira posição enquanto estava nos boxes. O brasileiro era seguido por Lewis Hamilton que, ao terminar a prova em segundo, assumiu a liderança isolada do Mundial. Esse fato é espantoso, levando-se em conta que Hamilton está no seu primeiro ano de F-1, tem como companheiro de equipe o bicampeão mundial e como adversário principal um piloto rápido e com o melhor carro da categoria.
O dia só não foi melhor para a Ferrari porque Kimi Raikkonen abandonou na 11a volta, com problemas elétricos. O finlandês - que fazia mais uma corrida burocrática - estava na terceira posição quando sua Ferrari sofreu uma pane. Ao piloto, restou apenas a possibilidade de arrastar seu carro para o box da equipe. Factóide: Kimi foi embora do autódromo antes do fim da corrida.
Do 4o ao 10o lugar, carros de seis equipes diferentes. Merecem destaque positivo: Robert Kubica, que finalmente terminou uma corrida na frente do seu companheiro de equipe (*); David Coulthard, que levou sua Red Bull até a 5a posição; Heikki Kovalainen, no mesmo caso que Kubica; Takuma Sato, que marcou os primeiros pontos da Super Aguri na F-1; e Rubens Barrichello, que levou sua péssima Honda até a 10a posição, mesmo após tocar seu carro com o do companheiro de equipe, Jenson Button(**).
O destaque negativo desse pelotão vai para Fisichella que, com um carro bem melhor que o da Honda, ficou diversas voltas atrás de Barrichello. Interessante era ver o carro do Rubinho entrando nas curvas, abanando para todos os lados possíveis, fritando pneus, enfim, um lixo completo.
Passadas quatro etapas, o campeonato é liderado por Lewis Hamilton, com 30 pontos - aposto que nem o pai dele esperava isso. Na segunda colocação, Fernando Alonso com 28, seguido de perto por Felipe Massa, com 27. Com o abandono, Kimi Raikkonen desgarrou um pouco dos líderes. O finlandês está com 22 pontos, oito atrás do líder e cinco atrás de Felipe Massa, seu companheiro de equipe. Ainda é cedo para fazer certas suposições, mas caso haja mais uma vitória do brasileiro, a situação de Kimi dentro da equipe pode ficar complicada.
A liderança de Hamilton mostra também o caráter monótono da pontuação atual. Na F-1 de hoje, vale mais a regularidade do que o arrojo, visto que o líder não venceu nenhuma corrida até o momento.
A próxima corrida será em Mônaco, talvez a pista mais tradicional do calendário, comparável apenas à etapa em Monza e em Spa-Francorchamps. Lá, mais do do que nunca, largar na pole é fundamental e isso pode ser uma vantagem para Massa e para Alonso, visivelmente os dois melhores em treinos de classificação desse campeonato.
GP da Espanha
Circuit de Catalunya, Barcelona, Espanha;
66 Voltas; 307.104km.
Classificação
Pos Piloto Equipe Tempo de corrida
1. Massa Ferrari 1h31:36.230
2. Hamilton McLaren-Mercedes + 6.790
3. Alonso McLaren-Mercedes + 17.456
4. Kubica BMW Sauber + 31.615
5. Coulthard Red Bull-Renault + 58.331
6. Rosberg Williams-Toyota + 59.538
7. Kovalainen Renault + 1:02.128
8. Sato Super Aguri-Honda + 1 lap
9. Fisichella Renault + 1 lap
10. Barrichello Honda + 1 lap
11. Davidson Super Aguri-Honda + 1 lap
12. Button Honda + 1 lap
13. Sutil Spyker-Ferrari + 2 laps
14. Albers Spyker-Ferrari + 2 laps
Volta mais rápida: Massa, 1:22.680
Abandonos:
Piloto Equipe Volta
Heidfeld BMW Sauber 48
R.Schumacher Toyota 46
Liuzzi Toro Rosso-Ferrari 21
Speed Toro Rosso-Ferrari 11
Raikkonen Ferrari 11
Trulli Toyota 10
Webber Red Bull-Renault 9
Wurz Williams-Toyota 4
Classificação do Mundial após 4 etapas:
Pilotos: Construtores:
1. Hamilton 30 1. McLaren-Mercedes 58
2. Alonso 28 2. Ferrari 49
3. Massa 27 3. BMW Sauber 23
4. Raikkonen 22 4. Renault 11
5. Heidfeld 15 5. Williams-Toyota 5
6. Fisichella 8 6. Toyota 5
7. Kubica 8 7. Red Bull-Renault 4
8. Rosberg 5 8. Super Aguri-Honda 1
9. Trulli 4
10. Coulthard 4
11. Kovalainen 3
12. R.Schumacher 1
13. Sato 1
(*) - Heidfeld teve sua corrida comprometida após um mecânico da BMW não ter apertado a rosca da sua roda corretamente.
(**) - Quando a fase é ruim não adianta. Button pegou uma imperfeição no asfalto após sair dos boxes, o que fez o seu carro espalhar na curva e atingir o seu companheiro de equipe. Pior, só se os dois saíssem da prova.
4 comentários:
Aff... virou moda falar que o Raikkonen faz prova burocrática...
É pra ser bonzinho e não falar que ele fez uma corrida sonolenta, que teve um desempenho pífio, etc...
hahahaha
... e Silverstone, né?
A questão da pontuação é revoltante: no antigo sistema, o Massa seria o líder. O sistema mais injusto, ou seja, o atual, valoriza muito a regularidade mas vitória, que é bom...
Não sei pq diabos esqueci de Silverstone...hehehehhe
De resto, concordo contigo!
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