segunda-feira, abril 17, 2006

Derrota na estréia: bom sinal?

O ano é 1990.
É tempo de Neto, Ronaldo, Wilson Mano, Márcio Bittencourt, Tupãzinho, Dinei...
Essa equipe, desacreditada, venceu o São Paulo duas vezes na final do Brasileiro daquele ano e conquistou, pela primeira vez, o tão sonhado título nacional.
Contudo, poucos lembram que na estréia da equipe no Brasileirão daquele ano o Timão foi derrotado pelo Grêmio, por 3 a 0. Semelhanças com o campeonato de 2006? Algumas: o adversário, a derrota e o campeonato.
Ano passado também estreamos sem vitória. Um empate de 2 a 2 contra o Juventude, em pleno Pacaembú. Fomos campeões. Em 98, ano do bi, vitória sobre o Vasco, por 1 a 0. Em 99, 4 a 2 contra o Gama. Nesses dois últimos anos, uma equipe que jogava por música e que nunca teve o apelido de "galácticos".
No domingo, levamos 2 a 0 do retrancudo e ex-rebaixado Grêmio. Os gaúchos armaram uma retranca digna de seleção italiana e bateram sem dó. Junte-se a isso uma tarde incompetente do meio-de-campo corintiano e uma atuação infeliz do Gustavo Nery e pronto: o desastre estava anunciado.
Ficou barato até. O placar justo seria um 3 a 1 Grêmio - esse 1 seria o pênalti não marcado em cima do Nilmar e convertido pelo Carlitos, em um livre exercício da minha imaginação. Ademais, espero que esses três pontos não façam muita falta no final.
Crise? Longe disso. Apenas um tropeço. Aliás, crise de verdade está rolando lá pros lados da Barra Funda. Estão pensando até em se mudarem pro interior...

4 comentários:

Anônimo disse...

1. Não houve pênalti no Nilmar. O próprio jogador pediu escanteio.

2. O Grêmio é foda! E esse papo de reclamar da retranca do adversário é coisa de técnico medíocre. O que ele quer? Que o adversário deixe o time dele jogar?

Rodrigo disse...

Óbvio que não tem do que reclamar. Como disse, faltou competência, acima de tudo.

O juiz era fraco. Não foi determinante para o resultado final, mas ele era ridículo. Poderia ter marcado o pênalti sim, foi um lance no mínimo duvidoso. O Nilmar não é parâmetro: ele não reclama muito, se preocupa em fazer o gol, coisa q muito atacante por aí deveria fazer...

Anônimo disse...

Pois é... podem chorar, mas o Gremio jogou e ganhou! O Corinthians não teve peito para jogar com o Gremio. Foi isso que aconteceu

Rodrigo disse...

Quero ver um gremista ter peito de vir aqui escrever asneiras daqui a 8 meses. Vamos ver onde o ex-rebaixado tricolor gaúcho estará...