quinta-feira, janeiro 24, 2008

Falando em alma...

A principal discussão futebolística - travada, principalmente, num blog verde aí - que tomou conta do período de "recesso" dos campeonatos nacionais tratava sobre a alma do futebol. Creio que o tema é pertinente às imagens que mostrarei logo abaixo.

Antes disso, contudo, gostaria de "diagramar" essa alma do futebol através de um triângulo que, imagino, defina o esporte. O futebol é formado por três vértices, que seriam os torcedores, o clube e o esporte em si. Para o bom andamento da sua prática, esses três vértices devem sempre estar em equilíbrio e não ser influenciados de forma derradeira por forças externas. Cada vez que há esse tipo de interferência - e ela pode vir através da influência financeira, televisiva, marqueteira, entre outras - o futebol se afasta um pouco mais das suas origens e, infelizmente, perde um pouco da sua aura.

Pior: corremos o risco de nunca mais ver qualquer cena parecida com as que coloco abaixo.

Texto retirado da coluna de Eduardo Vieira, da FSP.

"(...)E é nesses mata-matas que o grito do torcedor sai mais forte. Por mais emocionante que seja a reta final de um torneio de pontos corridos, a emoção, tanto de atletas como de torcedores, nunca será igual à de uma vitória tão definitiva quanto a de um mata-mata. Que dirá de uma final.

Faço todo esse preâmbulo para mostrar um exemplo da Copa da Inglaterra, torneio que neste ano reuniu o esdrúxulo número de 731 participantes --aí sim entram de fato até amadores.

O pequeno Hereford United bateu nesta semana o Tranmere e agora vai enfrentar o Cardiff na próxima fase. O time tenta repetir seu feito de 1972, quando protagonizou aquela que é considerada a maior zebra do torneio de futebol mais antigo do planeta.

Naquela ocasião, bancários, professores, marceneiros e outros amadores do Hereford, da quarta divisão, eliminaram o poderoso Newcastle depois de um empate por 2 a 2 fora de casa e de uma impressionante vitória por 2 a 1 em seu acanhado estádio, ultralotado.

Repare na emoção no gol de Ronnie Radford, carpinteiro e jardineiro, quando seu time perdia por 1 a 0. Enquanto aguarda pela prorrogação, a torcida canta emocionada. E, no final, Ricky George garantiu a vitória dos azarões.

Esse é o espírito."

Completaria: Essa é a alma.

Seguem os vídeos. Reparem no primeiro gol do Hereford. Um golaço:



5 comentários:

Rodrigo Barneschi disse...

Grande vídeo! Coisa boa o futebol com alma...

E eu poderia escrever um texto enorme, mas o vídeo basta para expressar tudo o que eu gostaria.

E ainda tem vagabundo por aí que defende os pontos corridos...

Morte aos pontos corridos!

Craudio disse...

Barneschi, teu pai defende os pontos corridos...

Temos que voltar aos tempos de várzea.

Sil S. disse...

Zebríssima com muito estilo. Juventus ganhando do Santos não é nada perto disso.

Anônimo disse...

Bem, se eu entendesse algo de futebol não seria santista, né?
Mas concordo. O futebolé o único esporte em que um time comprovadamente fraco pode ganhar de um time mais forte. Esta é a graça do futebol e o que o difere do basquete, do voley e do frescobol, muito praticado nos arredores do Morumbi.
Os mata-matas eram mesmo a graça do campeonato. Claro que quando nosso time ganha o titulo em pontos corridos a gente fica feliz e tal. Mas é sempre mais gratificante ser campeão em um jogo entre iguais. A final iguala de uma forma ou de outra os times. Vide Santos e Corinthians 2002, maravilhoso... Em pontos corridos temos o risco de um time disparar na frente e a competição acabar antes do meio... Triste.
E no caso do Santos e Juventos, minha cara Silvana Salles, foi zebra não... Eu como santista te digo com dor no coração. Ganhou o melhor.

felipe disse...

boa, presa. Inglês que gosta de futebol. Brasileiro é outra coisa