quarta-feira, agosto 22, 2007

Futebol-ismos

Texto retirado do Trivela. Excelente!
Os ismos no comentário futebolístico

Miltonevismo: tendência que não vê diferenças entre conteúdo jornalístico e espaço comercial. Costuma confundir os que não fazem o que eles querem com inimigos da nação, passíveis de punições como notícias plantadas e insinuações maldosas que não podem ser respondidas.

Lancelotismo: corrente que inventa, ou melhor, apimenta descaradamente informações para fingir que sabe algo que ninguém mais sabe. Quando pegos com a boca na botija, não vacilam: inventam, ou melhor, apimentam, mais uma mentira, ou melhor, informação não muito exata, do tipo "era assim, mas agora mudou".

Calazanismo: corrente formada por jornalistas honestos, que gostam do futebol e gostariam de melhorá-lo, mas que vivem de um passado que nunca existiu. Como todos os cronistas esportivos de décadas atrás, acham que os times de futebol deveriam ter onze atacantes, se não é retranca. Time com defesa boa, então, sai fora! Se defesa fosse bom, a Itália ganhava alguma coisa.

Galvãobuenismo: uma mistura de todas as anteriores, sem a honestidade dos calazanistas. Os galvãobuenistas mudam de opinião com freqüência inacreditável, sempre de acordo com o pensamento da direção, é claro.

Paulocobismo: os paulocobistas são os especialistas em estatísticas esdrúxulas. Oscilam entre um "Seleção facilita o caminho para o exterior" (será?!!!!) e comparações entre terceiras rodadas de campeonatos.

Pevecismo: corrente moderna, infelizmente ainda pouco difundida, que acredita que, para comentar futebol, é preciso assistir jogos, conversar com treinadores e estudar. Assemelha-se ao maurocezarismo.

Ubiratanlealismo: nova versão do avalonismo, mas bastante melhorado. Os ubiratanelalistas não dormem, têm informações sobre times de lhamas que disputam a terceira divisão do Peru e levam suas esposas para ver jogos do Verona em plena lua de mel.

Celsounzeltismo: a exacerbação do ubiratanlealismo, com alguns anos a mais. Não há nada sobre futebol que os celsounzeltistas não saibam. Assim como os ubiratanlealistas, porém, não ficam enchendo o seu saco se você não perguntar nada. Em comparação com os ubiratanlealistas, levam desvantagem nos conhecimentos sobre lhamas e decoração de interiores.

Jucakfourismo: corrente cada vez menos difundida. Os jucakfouristas acreditam no Brasil, e acham que nosso futebol poderia ser sério e bem administrado. Chegam ao cúmulo de estender essa fé ao país como um todo, e cobram, veja você, honestidade e seriedade não só de dirigentes esportivos como também de políticos! Como têm que agüentar porrada de todo lado, são realmente muito poucos.

Renatomauriciopradismo: os renatomauriciopradistas estão convencidos de que o mundo fica na Gávea. Mais: acreditam que é possível entender profundamente de todos os esportes existentes, do boliche à cacheta. Têm, porém, um forte pelo comentário dos atributos físicos de tenistas.

Paulocesarvasconcelismo: estes vêm o mundo em outro lugar, no Leblon, mais exatamente na rua José Linhares, nas mesas do Bracarense. Costumam achar que as conversas que têm por ali podem ser levadas à televisão, e passadas como "análise". São chegados também em metáforas do tipo: "Tal jogador é que nem aquele garçom que você não consegue chamar nunca, sabe como é?"

Noronhismo: tendência quase extinta. Seus seguidores dormem durante as partidas para poupar energias para os comentários do meio tempo.

Fernandovanuccismo: Ah, Itááááááááááááááália! Cannavarrrro! Totti! A África do Sul é logo ali. Precisamos reformular, mudar, ou... mudar de vez.

Arnaldocesarcoelhismo: os adeptos desta tendência, que já foi conhecida como "corporativismo", acham que "tá cerrto o juiix ".

Marcosguiottismo: tendência que exacerba o paulocesarvasconcelismo, mas à mineira. Os adeptos desta teoria também não assistem jogos de futebol, mas os comentam. E com autoridade! Assim como seus co-irmãos, são chegados a uma piadinha para disfarçar o que não sabem bem.

Mauricionorieguismo: outra tendência assemelhada ao pevecismo, acredita em coisas esquisitas como assistir jogos de futebol antes de comentá-los, falar com base em fatos e estatísticas, não criticar um jogador com base em simpatias pessoais... enfim, tendência estranha, e pouco difundida.

Claudiocarsughismo: mais uma tendência pouquíssimo difundida. Assemelha-se ao pevecismo, mas junta a ele mais experiência, e um olhar tático importado da Itália. Chega ao cúmulo de achar que defesa pode ganhar jogo!

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, acho que pela 1ª vez vou discordar de você. Não é por ser santista não, que você sabe que eu de futebol sou nulo, mas Milton Neves é sim sinônimo de credibilidade e honestidade. O fato de que preenche seus espaços com merchandises escancaradamente não o desqualifica. Todos fazem isto, em maior ou menor grau.
Quanto à Juca Kfouri...Bem, nem jornalista ele é e sinceramente. Tendencioso até a medula.
Abraços

Unknown disse...

AH Ron, vc só pode estar brincando...

Milton Neves e Credibilidade são duas palavras que não podem, sequer, estar no mesmo dicionário...hehehe

Abs

Rodrigo Barneschi disse...

Simplesmente genial!

Quanto ao comentário do Ron Groo, permito-me discordar também. Milton Neves foi um ícone do rádio esportivo paulistano, mas só enquanto sua área de atuação era o rádio, e só. Depois que foi pra TV, descambou. Hoje é uma figura caricata, escrota, suja, que não respeita ninguém. Credibilidade zero.

Na briga estúpida entre Juca Kfouri e ele, tomo o partido do primeiro. Não dá nem pra discutir.

Abraços

Unknown disse...

Concordo com Barney, o Milton Neves dos blogs.

Craudio disse...

Faltou o armandonogueirismo... Que não vale nada, e só comenta em forma de poesia.

Confraria 96 disse...


Ah, entendi...
Já sei de onde o Groo se inspira, daqui...

Anônimo disse...

Desculpe-me voltar, mas Milton Neves ainda é ícone de jornalismo esportivo sim! Seu programa de rádio nos domingos pela manhã pode muito bem provar isto. É só ouvir.
E sim, ele tem credibilidade por suas fontes. Vi apenas um de seus ´furos´jornalisticos falharem. Exemplos: Luiz Felipe Scolari na seleção, três dias antes da confirmação pela CBF. Carpegiani no timão, dois dias antes da confirmação pela diretoria e anuncio oficial. Robinho vendido ao Real Madrid. Três meses antes da confirmação pelo Santos.
Já o Kfouri tem mania de fazer denúncias que não pode provar. Como a história fantática em que jornalistas recebem dinheiro para falar bem de alguns jogadores para que estes sejam vendidos. Sem contar a "maravilhosa" campanha contra Luxemburgo, que ele vive acusando receber dinheiro pela compra e venda de atletas pelos clubes por onde passa.
E não. Avisa ao Caio de Santos que eu não me inspiro aqui não. Aqui eu me divirto e me informo.

Anônimo disse...

Não dava pra não comentar.... Lembra o que disse Pai Tião quando o santo baixou no Kimi? PÔ NÃO É QUE DEU CERTO?

Anônimo disse...

Notícias fresquinhas! Conheça o blog Automobilismo em Debate:
http://automobilismoemdebate.zip.net

PS: MTO BOA ESSA SUA MATÉRIA, PARABÉNS BROTHER!

Blog F1 Grand Prix disse...

Sensacional o texto! Como falaram ali em cima, só ficou faltando o armandonogueirismo. E eu também acrescentaria o jorgekajurismo, embora seja uma corrente quase em extinção...

Grande abraço e parabéns pelo Blog!

Rodrigo Barneschi disse...

E as teias de aranha se acumulam no blog de Rodrigo, o Almeida...

O cara se vendeu ao mundo corporativo...

Triste fim...