quinta-feira, dezembro 15, 2005

Ah, o futebol...

Quebrando um pouco o pacto de “chacotas e denuncismo social” que venho apresentando nesse blog, vou tratar de um assunto que, se não interessa a todos, interessa a mim que sou dono e mando nesse blog. Futebol.

Liverpool, uma paixão vermelha
Fundada em 1207, Liverpool é uma típica cidade costeira da Inglaterra. Com 500 mil habitantes, Liverpool situa-se no noroeste da ilha da Grã-Bretanha. Ganhou notoriedade devido ao seu porto, ponto de partida do Titanic, o enorme navio inglês que encontrou o fundo do mar nas águas geladas do Atlântico Norte. Outra razão de destaque para a cidade reside no fato de que o local foi o berço de um quarteto que revolucionou a música mundial. “The Fab Four” ou, simplesmente, os Beatles. Devido à paisagem “cinza”, nos últimos dez anos a cidade passou por um processo de revitalizaçãodo centro, o que deu um ar mais agradável a essa típica cidade inglesa.
Porto de Liverpool
O início
A verdadeira paixão dos habitantes de Liverpool está no futebol. Mais precisamente no Liverpool FC. Fundado em 15 de março 1892 por John Houlding, o Liverpool teve seu início como uma verdadeira sobra do Everton FC, que deixara a cidade devido a uma disputa judicial sobre o aluguel do estádio de Anfield Road (que viria se tornar a casa do Liverpool). Nascia aí a rivalidade centenária entre os dois clubes.


Vista da Igreja de São Marcos, em Liverpool

Os Reds (como o Liverpool é conhecido na Inglaterra) então trilharam seu caminho em direção à glória. Nenhum time venceu tanto na terra da rainha quanto eles. São dezoito títulos da liga Inglesa, seis da Copa da Inglaterra, sete da Copa da Liga Inglesa, três da Copa da Uefa e cinco Champions’ League.


Estádio de Anfield Road

Tragédias

O clube também enfrentou momentos negros, como na final da Copa da Europa de 1985, no estádio de Heysel, em Bruxelas. A briga entre os torcedores do Liverpool e da Juventus, da Itália – a grande maioria deles passou a tarde bebendo nos bares belgas – , gerou um enorme confronto. O resultado foi a superlotação de um setor do estádio de Heysel, que veio abaixo, matando 39 pessoas, entre italianos e belgas. Devido ao desastre, os clubes ingleses foram banidos de campeonatos europeus por cinco anos. Talvez em um desses momentos difíceis a equipe encontrou seu lema: “You’ll never walk alone”.

Rumo à glória

Atualmente, os Reds estão entre os poucos times ingleses que podem fazer frente ao milionário e poderoso Chelsea. Contudo, a maior razão de festa para o torcedor do Liverpool foi a conquista da Liga dos Campeões da UEFA desse ano. Não somente pelo título, mas sim pela forma com que foi conquistado: com muito suor, força e superação. A final, disputada em Istambul, na Turquia, reservara um adversário poderoso: a tradicional equipe do Milan. O time italiano se impôs na partida e, com astros como Kaká e Shevchenko, abriu 3 a 0 nos ingleses. Entretanto, o Liverpool não desistiu. Empatou o jogo e venceu nos pênaltis, em uma das mais dramáticas partidas da história da Liga dos Campeões.

Com a vitória, os Reds ganharam o direito de participar do segundo Mundial Interclubes da Fifa, disputado no final do ano em Tóquio. Assim como o campeão da Libertadores da América, o Liverpool fez sua estréia na semifinal da competição, contra o Deportivo Saprissa, da Costa Rica. Como o esperado, os ingleses não viram adversários à altura em campo e venceram com um convincente 3 a 0. Destaque para o meia Steven Gerrard, que marcou um golaço e foi um dos principais responsáveis pela superioridade vermelha em campo.


Liverpool, após vencer heroicamente o Milan

Resta agora mais uma vitória, no domingo contra o São Paulo (gentilmente chamados de Pinks) para que o Liverpool se consagre como o segundo clube campeão mundial em um torneio oficial da Fifa (sem desmerecer, lógico, a antiga Copa Toyota nem o Torneio Intercontinental). Será o maior título da história do clube. Com o futebol apresentado contra o Saprissa e a volta dos titulares Morientes, Luis Garcia e o goleiro Dudek, o Liverpool não deverá encontrar maiores dificuldades contra o São Paulo, que se mostrou abalado em campo devido aos problemas de bastidores. Reds ou Pinks, sem dúvida será um jogão de bola no domingo.

8 comentários:

Rodrigo disse...

Para formatar imagem no Blogger....meu Deus!!!

Anônimo disse...

tem certeza q é 1982? (não fui apurar, só desconfiei...) e pode torcer contra! foi pra isso q vc me convidou?????? hahahahhaa...
bjo!

Rodrigo disse...

Erro de digitação. A data correta é 15 de março de 1892.
BJos!!

Anônimo disse...

Ridículo. Você é um corintiano invejoso mesmo.

Aninha disse...

Depois dos bastidores desse post terem me deixado totalmente desanimada pra ler se blog, ler só me deixou ainda mais convencida de que não valew a pena... too bad!! Mas eu só critico porque sei q vc pode melhorar!!! E sua torcida contra não faz diferença, como disse a Silvana, é só um corinthiano invejoso porque não chegou nem a disputar a Libertadores.... tadinho.....

Rodrigo disse...

E tão legal irritar a escória bambi...
Calma meninas, é só a história de um time...
Se rola um medinho para domingo, tudo bem...natural.
Ou vcs acham que, por exemplo, a torcida do Manchester é Liverpool desde criancinha? Esse negócio de que "São Paulo é Brasil" não existe.
Como eu disse, vai ser um jogão e, como não bambi, minha obrigação está feita.

E que o Liverpool goleie, claro!

Anônimo disse...

Com as ressalvas necessárias, você faz por merecer a recomendação no meu blog. Dá pra sentir aí que estamos diante de um clube com alma, bem diferente do rival sul-americano.
Abraços

Anônimo disse...

ro n to a fim de ler tudo isso... so q aqui onde to em um estadio... bem, toyota, vc deve ter ouvido falar... hehehehehe...
bjos