terça-feira, maio 09, 2006

Perda de tempo

É incrível como perdemos tempo em São Paulo. Ontem, na minha habitual volta pra casa, confundi as linhas Imirim e Pedra Branca. Peguei a segunda, quando deveria ter pego a primeira. Resultado: o busão foi para o lado oposto ao que eu queria, o que me rendeu uma caminhada e uns 5 minutos a menos do meu tempo livre diário.
Quem lê "5 minutos" acha que é pouco. Mas para uma pessoa como eu, que perde cerca de 3 horas do dia no transporte público, cada minuto salvo é importante. Achei que essa perda toda de tempo era um "privilégio" de quem mora nas regiões mais inóspitas da capital paulista. Mas cada vez mais eu vejo que não é. Lógico que a distância influencia, mas eu diria que, se a pessoa não mora bem perto do seu trabalho, dificilmente ela demora menos que 1 hora para ir trabalhar e outra hora para voltar para sua casa.
Qual o resultado disso? Mais stress, menos tempo para atividades físicas, menos tempo para a família, menos tempo para a namorada, menos tempo para se divertir. A pessoa fica mais triste. A rotina se torna um monstro assustador.
A solução para São Paulo é, unicamente, o metrô. Não adianta termos mais linhas de ônibus. Isso só entupiria de vez as já infartantes avenidas da cidade. Também não adianta termos rodízio de placas. Um transporte público eficaz atrairia a atenção das pessoas, fazendo com que elas usem esse meio em detrimento ao seu carro. Convenhamos que um ônibus atual, além de não oferecer conforto nenhum, não atrai ninguém pela sua eficiência.
Retiro
E o Timão está no Paraná. Fugiu dos torcedores (errado) e da imprensa (não muito errado). Quem sabe o ar do sul acalme os ânimos dos jogadores e façam eles jogarem o futebol que sabem. Os treinamentos têm sido feitos no CT da Brisa.
Se isso vai ter algum efeito, eu sinceramente não sei. No final das contas, um pouco de tranquilidade não faz mal pra ninguém.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, senti absolutamente tudo isso no último sábado e hj, quando encarei um engarrafamento enorme! Me leva pra Pasárgadaaaaaaaa... hahahaha...
bjão!

Rodrigo disse...

Não precisa ter engarrafamento enorme não. Eu me sinto assim todo dia. Não tem um dia que eu encontro trânsito livre.

São Paulo não tem jeito...te levo pra Pasárgada e vc me leva para o mundo dos Jetsons. Deve ser irado passear naqueles carrinhos flutuantes...

Aninha disse...

Por um acaso esse post me usou como fonte também??? E q história é essa de ir com o meu namorado pra Pasárgada?! Hahaha
Bjões

Anônimo disse...

Ana, não me leve a mal, por favoooooooor!!! hahahaha... não era pro seu namorado me levar pra lá... eu só quero saber o caminho, chego sozinha! hahahah...
bjão!!

Rodrigo disse...

Acabei de ver no Folha Online:

"Pasárgada teve 127km de congestionamento nessa manhã"

Rodrigo Barneschi disse...

Cara,

Nessas horas eu me sinto um privilegiado. Como se não bastasse morar a 4 km do centro e a 6 km da avenida Paulista, ainda tenho inúmeras opções de linhas de ônibus e fácil acesso ao ABC e às duas rodovias litorâneas. Pra completar, nego ainda inaugura uma estação de Metrô perto de casa. Melhor ainda: da linha verde. E aí eu não perco mais do que 20 minutos para ir ou voltar de casa ao trabalho.

Quer um conselho?
Muda logo pra Vila Mariana! É o bairro mais bem localizado de SP. Aproveita!

Aninha disse...

Bairro mais bem localizado?! Pô, acho que vou transformar meu apê em pensão então!!! Amor, vc será meu primeiro inquilino, ok? Alguém sabe quanto posso cobrar?!

PS: Paula, pode ficar tranquila, vc não aguentaria ficar em Pasárgada com o Rô mais do q uns dias..... HAHAHAHAHAHA

Brincadeirinha, baby!! Amo vc!!

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo disse...

A mina já se acha por morar na Vila Mariana e aí vem o cara e ainda enche mais a bola....

A Vila Mariana é bem localizada, mas tem locais que alagam...

Rodrigo Barneschi disse...

Como diria um amigo meu, "a Grande Vila Mariana".

Que outro bairro tem quatro estações (ou cinco, se você considerar a divisão oficial da Prefeitura) em duas linhas diferentes do Metrô?

Que outro bairro fica perto do centro, da av. Paulista, do Ibirapuera e das rodovias litorâneas ao mesmo tempo?

Exceção feita ao "Grande Ipiranga" e a Pinheiros, que outro bairro tem tantas linhas de ônibus, para tantas regiões diferentes?

Sou até suspeito para falar da Vila Mariana, mas eu aposto com qualquer um que não existe bairro mais bem localizado nesta cidade.

Portanto, não pense duas vezes, aceite o convite da sua namorada e diga adeus ao tempo perdido no trânsito!

Abraços

Rodrigo disse...

O convite já está aceito. Tirando a parte do aluguel, óbvio...hehehe