domingo, janeiro 14, 2007

O engate e a ignorância

Entra em vigor, a partir do dia 26 de janeiro, o artigo 6º da resolução 197, que obriga que os engates utilizados em automóveis tenham esfera maciça, tomada e instalação elétrica, fixação da corrente de segurança e dispositivo de iluminação. Ou seja, grande parte dos entusiastas dessa aberração automotiva terão que mudar seus “acessórios”. Ou então poderão ser multados em R$ 127,69. Quantia baixa perto de....bom, continuo essa frase assim que explicar alguns pontos.

A febre do engate surgiu há uns 4 anos, quando o motorista médio brasileiro teve a brilhante idéia de colocar um engate, daqueles que se usa para carregar aquelas carretinhas (única finalidade do acessório até então), como proteção para o pára-choque traseiro. Com isso, na cabeça desses gênios, danos de pequenas batidas poderiam ser evitados pela pecinha milagrosa. Isso pelo menos no carro de quem estava com o engate, já que no outro automóvel o mínimo que se acontece é abrir-se um belo buraco no pára-choque dianteiro em decorrência do choque. Isso no cenário mais provável da colisão: frente com traseira. É a aplicação da máxima “antes ele do que eu”.

Com o “boom” na instalação dessas peças e aproveitando uma brecha existente na legislação, muitas oficinas passaram a oferecer versões do acessório que não serviam para carregar uma carreta, sendo apenas uma decoração com “função” de proteger a traseira do veículo. Muitas vezes esse tipo de engate era instalado precariamente, sendo que uma colisão com essa peça poderia causar até uma perda total, curiosamente no veículo que utilizava o acessório. E não precisava ser nenhuma pancada de respeito. Isso acontecia simplesmente porque a peça era fixada em locais errados ou vitais à estrutura do carro, como a longarina (uma coluna que se estende por toda a lateral do carro, na parte de baixo). E é justamente esse uso que a nova legislação quer combater.

Sempre odiei os engates. São peças ofensivas (alguém aqui já bateu a canela em uma dessa peças ao atravessar alguma rua ou avenida ou então ao andar em estacionamentos?) e feias, que são a mais verdadeira expressão do “mundo-cão” que é o trânsito brasileiro. Sem contar que, se você está dirigindo um carro com um acessório desses, tem que redobrar a atenção em algumas manobras, como na hora de estacionar o carro, já que você pode acabar abrindo um buraco no carro de trás.

Abaixo coloco uma foto que tirei enquanto estava passando em uma avenida aqui perto. Ok, vocês devem estar pensando “que moral um cara que tira foto dirigindo tem pra falar do erro dos outros”. E terão toda razão. Mas na hora o sangue jornalístico falou mais alto. E continuando a frase do primeiro parágrafo: quantia baixa perto do preço que essa pessoa vai ter que pagar para consertar seu carro.

Segue a foto:



45 comentários:

Rodrigo Barneschi disse...

Decisão acertada - pelo menos uma. A placa do meu carro que o diga.

Anônimo disse...

Não que eu defenda os engates, tenho um na minha Palio Weekend e puxo carretinha praticamente todo fim de semana para o sítio e uma carreta barraca quando vou acampar com minha família (isso com o meu motor 1.3).
Mas da mesma forma que você comentou sobre o mundo cão do trânsito brasileiro, você acha errado o motorista "tentar se defender" de alguma forma a traseira de seu carro? (mesmo que isso não surta em efeito algum?)
É claro que se aplica a máxima do antes ele do que eu!
Se o infeliz for bater na traseira do meu carro, que estrague o dele e não o meu!
Pra que vou querer o meu carro estragado em um acidente?
E no caso da foto, eu não diria que o maior prejudicado seria o proprietário do corsa e sim o infeliz que o acertou.
Pois o conserto vai sair caro, muito caro por sinal, e quem vai pagar é o doido que o acertou dessa forma.
Com relação a sua canela, preste atenção por onde anda...

Rodrigo disse...

César,
o uso que você faz do engate seria o mesmo que qualquer pessoa deveria fazer: transportar a carreta.

Acho errado sim "defender" o seu carro, visto que praticamente em todos os casos de colisão traseira (com os veículos andando para frente, lógico) quem arca com o valor do conserto de ambos os carros é o carro de trás. Haveria a necessidade de mais uma "punição"?

Os pára-choques dos carros são projetados para absorver e distribuir o impacto. Devido ao fato de haver o engate preso em partes estruturais, ocorre sim a chance de haver um dano maior no carro que usa o engate do que que se ele estivesse sem em caso de uma colisão leve.

Quanto ao caso da canela: respeito aos pedestres em primeiro lugar. Essa mentalidade de "antes ele do que eu" é um dos grandes males da sociedade brasileira...não só no trânsito.

E em relação à foto: o que me garante que o ilustre motorista não bateu sozinho?

Aninha disse...

Essa merecia um link pro MN, hein?? hahaha

Rodrigo disse...

Aceito publicidade gratuita em grandes portais...hehe

Anônimo disse...

simplesmente IMPRESSIONANTE!!!!!

Anônimo disse...

é, o certo seria intalar nas tarseiras dos carros, um dispositivo, que quando um imbecil bater, dispare muitas flores, e toque uma muisica linda, pros donos dos csrroas começarem a dançar felizes da vida.
pelo amor de deus, tenha paciência!!!!
se não tivesse o engate o cidadão ia ter um prejuízo muito maior.
fala sério, vai deitar.

Anônimo disse...

Só é contra quem não estaciona carro na rua, porque os mautoristas que não sabem estacionar ficam dando pancadinhas na traseira do seu carro pra sair ou entrar na vaga e acabam com o para-choque e a placa e também tem o vaga certa da CET Rio que empurram os carros de um lado para outro sem se importar com nada, tenho engate e para mim funciona como mecanismo de defesa. Acho até que deveria existir algo parecido para as portas, pois tem pessoas que quando abrem a porta ao lado do seu carro parece que estão ao ar livre, empurram com toda força, não querem saber se tem outro carro ao lado, batem a porta e amassam a sua.

Anônimo disse...

Cesar:
Guardadas as devidas proporções, acho que este caso é mais um menos parecido quanto ao direito de se ter arma em casa. A intenção é defender a mim e a minha família, e não sair atirando a esmo por aí. Se, numa noite qualquer, eu escutar barulho em meu quintal, e ao verificar o que se trata, encontrar algum sujeito no quintal,ou em alguma dependência da minha residência, pode ter certeza que vou "meter bala" primeiro e perguntar depois.No caso do engate, vc há de convir que o motorista que observa que o veículo da frente possui engate, fica mais cuidadoso com medo de avaria seu carro.Pelo menos acontece comigo.Tenho engate no meu carro, mas minha intenção não é danificar o carro e nem a canela de ninguém. Se todo mundo fosse um pouco mais responsável e cuidadoso, não seria necessário esta lei.Agora, em caso de colisão, é justo que o culpado arque com os prejuizos, seja quais forem.
De qualquer forma, respeito sua opinião, só queria que vc soubesse a minha.
Abraços...

Anônimo disse...

gostaria de saber, a opinião dos engenheiros que desenham os carros, passam meses desenhando, o modelo do carro, será que se fosse bom mesmo, eles desenharia com o tal do enquate traseiro, eles estudaram para isto, aí vem neguinho rebaixando carro, cortando molas, colocando acessório assim a revelia sem saber o estrago que pode causar, vamos colocar esse pessoal que inventa moda na ford, WV etc, para fabricar carros...

Anônimo disse...

EM primeiro lugar não se atravessa ruas e avenidas entre meio aos carros e nos estacionamentos existe lugar para se andar.
EU TENHO QUE TIRAR O ENGATE DO MEU CARRO PARA QUE QUEM FOR ESTACIONAR POSSA BATER NO PARA CHOQUES E NAO AVARIAR O CARRO DELE.
O veiculo da foto realmente foi bem avariado,porem no geral quem bate na traseira está errado, sendo assim não é o engate que danificou o veiculo,e sim o outro cidadão que esta habilitado dirigir veiculos automotores.
Por falar em leis de transito, o que aconteceu com a legislação que dizia que cidadão que atravessasse fora da faixa a uma distancia menor que 50 metros seria multado?
EM FIM EU ACREDITO QUE AS NORMAS SÃO PARA TODOS ¨PEDESTRES E OS QUE ACHAM QUE SÃO MOTORISTAS¨.

Anônimo disse...

O engate deve ser usado para o que serve: transportar reboques. Assim como o pára-choque: proteger contra choques. Quer proteger o pára-choques? Dê outro jeito. Bote uma espuma adicional, sei lá. Pode sair até mais barato. Até porque o engate só protege no meio. Se a pancada for de lado, ele não adianta nada. E ainda há um agravante: muitas vezes esse estrupício cobre parte da placa.

Anônimo disse...

São uns gênios esses 'usuários-de-engates-somente-para-proteger': gastam alguns vários reais ANTES de ser atingidos. Se for uma pancada pequena, a pintura de um parachoque custa menos do que o engate. E se a 'panca' for grande, só para alinhar a carroceria vai gastar uns bons trocados...
Só um lembrete: cuidado ao dar ré de encontro a uma parede (aí o feitiço se vira contra o feiticeiro e o prejuízo fica só para o 'sabidinho').

Anônimo disse...

Concordo com você em gênero, número e grau, Rodrigo. Também acho que a penalização é bem amena para quem pode provocar tais prejuízos. Os engraçadinhos que colocam essa quinquilharia no carro acham que são melhores motoristas que os outros, mas na hora de colocar o carro na vaga ficam dando porradinhas contra o carro que está atrás, já que com o deles não há com que se preocupar. Eu acho que a penalização deveria ser mais radical, levando até mesmo a retirada do direito de dirigir. Até aonde eu sei, niguém bate no carro do outro porque quer, por isso é chamado acidente, algo que se torna imprevisto. Mas quando o infeliz coloca um adorno desse no próprio carro já tem o intuito de ferir alguém. A nossa legislação de trânsito é muito radical para algumas coisas, mas para situações como esta se torna ineficiente. O bossal que acredita estar protegendo o que é seu, esquece que o carro que está na frente pode perder o freio de mão numa ladeira e se tiver esse troço na traseira, vai se ferrar igual a qualquer outro.
Acho que você foi muito feliz no post que fez no seu blog, afinal de contas algumas pessoas realmente não pensam no mau que podem causar a outras por um mero capricho. Ao invés de colocar esse treco horroroso no carro, faça um seguro.

Parabéns.

Anônimo disse...

Há realmente engates só para enfeite e esses fins.
A lei foi elaborada errada.Bastava deixar do jeito que estava e exigir do proprietário do veículo,
o documento da carretinha,reboque
para moto, etc. Porque todos eles
tem que ter o CRLV. Quem não tiver
reboque,carretinha etc. Que seja proibido o uso do engate.
Simples.

Anônimo disse...

vc diz isto porque nunca amassaram sua traseira pimenta nos olhos dos outros nao arde

Israel disse...

Ta todo mundo discutindo nada para se chegar a coisa nenhuma!! Tenho engate e carreta a mais de 40 anos, e nada de diferente aconteceu com meus automóveis, ninguém se machucou, como se afirma, ninguém bateu no reboque. O que se devia discutir é quem propos esta asneira que só custa grana no bolso do povo! Vocês se sembram do famoso kit de Primeiros Socorros? Esta é a versão 2007 da comedeira e junto vem uma propaganda enganosa, faça seu protesto, em cima desta bobagem

Anônimo disse...

Por que o automovel de sua foto não tem placa? Tá esquisito! Sou profissional de computação gráfica e posso tanto deformar a imagem de um automovel quanto restaurá-a, posso colocar uma placa fictícia e tirar a que estavalá. Não acredito em sua foto! Parece montagem bem feita! Não há seriedade no seu comentário, você quer é criar polêmica.....

Rodrigo disse...

Quanto à "ausência" da placa, simples: é de praxe no Jornalismo omitir informações consideradas pessoais em caso de fotos. O que fiz foi abrir o Photoshop e fazer um risco em azul na placa. Nada mais. Até porque, sou jornalista, não designer gráfico.

Abraço

Anônimo disse...

Rodrigo sinceramente cada um pode ter sua opinião assim como quem já bateu em um engate com certeza o rupudia, mas quem por acaso teve a traseira do seu veículo danificada por um engraçadinho e bem do mal educado que tinha acabado de acordar e resolveu ir dirigir pela linda manhã e que ainda depois da colisão olha e pergunta o q vc estava fazendo parada(o) no semaforo, que por sinal estava fechado e ainda por cima, no meu caso, chamou de mulherzinha dando risada, sinceramente, pensa que se no veículo houvesse um engate aquela pessoa iria dar risada na oficina pelo preço da falta de atenção.
E amiguinho: lugar de pedestre é na faixa e não atravessando entre os carros!

Anônimo disse...

Rodrigo,

É isso aí, rapaz! Veja que "polêmica" vc provocou com esste tema e a sua foto. Mas concordo contigo. Soa da mesma forma quando começaram a vender a tal película de vidros(que divulgam por um nome comercial de Insulfilm). No começo diziam que era p/ "escurecer o interior do veículo para não ser visado pelos bandidos".Confere? Aí veio a polícia e não gostou da escuridão que impedia a fiscalização. Chegavam até a colocar no parabrisa!!! Veio a lei e aí a coisa se ajeitou.
Agora é o tal do falso reboque. Trabalhei em concessionária e, na funilaria, que também atendia seguradoras, havia uns sinistros bem estranhos relativos aos acidentes com o tal reboque; alguns carros simplesmente perdiam a parte traseira devido à má instalação do objeto. Tudo com a pura intenção de evitar "pequenas colisões"....
Porisso aconselho a instalar um se realmente precisar rebocar algo, dentro das normas e padrões. Fica mais fácil e confortavel. Já vi carros e sei de uma porção de donos que estão retirando o tal objeto devido à essa lei.
Ainda houve um tempo que se recomendava adicionar gasolina ao tanque de álcool.... mas isso já é passado !

Unknown disse...

Poxa, obrigado por alguma pessoa com conhecimento técnico endossar meu ponto de vista! Pena que tenha deixado anônimo...


Um oásis no meio de tanta opinião distorcida...

Abraço!

Anônimo disse...

vamos mudar de assunto???????
no brasil as ferrovias nao acabaram, apenas mudaram de lugar/voces ja prestaram atençao no tamanho das carretas brasileiras?1 cavalo para 2 carretas o cumulo do absurdo,e vcs preucupados com engate?esse problema de engate /ca entre nos sera que a venda de pequenos utilitarios nao diminuiu co a carretinha?

Anônimo disse...

AS PANCADINHAS NO ENGATE TAMBÉM DANIFICA O CÂMBIO SE O CARRO ESTIVER ENGATADO , ESTOURA AS ENGRENAGENS

Anônimo disse...

Até pouco tempo atrás os carros usavam para-choques salientes e robustos que trasmitiam, em caso de colisões, os esforços originados pelos impactos diretamente para o chassis, pois não existia, ainda, o sistema monobloco de corroceria.
Embora protegessem seus respectivos veículos, o que esses para-choques causaram de danos a pedestres e a automóveis
é algo indescritível que se perdeu no tempo e no espaço, vazando no ralo de nossa memória fraca. No entanto, ninguém nunca sugeriu que se removessem essas barras predadoras do veículos. As montadoras retiraram os para-choques de seus carros por motivo estético e econômico. Tudo bem que com o advento do habitáculo monobloco as carrocerias são melhor projetadas e estão prontas para receber impactos pequenos sem maiores danos para qualquer dos interessados. Mas não nos iludamos, pois, definitivamente, não resistirão a impactos mais vigorosos, (com ou sem engate de reboque) que causarão grandes prejuizos a seus envolvidos.
Na minha opinião, como usuário desse famigerado dispositivo, a utilização do mesmo representa uma tentativa, ainda que meio estranha, de resgatar a proteção que o para-choque dava ao veículo, contra maus motoristas. Por razões óbvias, não dá para mandar instalar um para-choque em nossos veículos para nos proteger desse trânsito louco. Por isso, acho totalmente válida a utilização do engate de reboque como tentativa de se proteger de maus cidadãos que se consideram acima de tudo, inclusive da lei. Instalei o engate há dois dias no meu carro, com os seguintes percentuais de motivação: 90% de tentativa de proteção e 10% de estética, mesmo que alguns considerem isso de gosto duvidoso. Entretanto minha decisão foi tomada em função de o manual do usuário do meu carro indicar explicitamente a forma correta de instalação desse dispositivo e de sua respectiva normatização através de resolução do CONTRAN. Infelizmente, carros irão bater e pessoas irão se machucar não pelo uso de engates de reboque, mas pelo caráter distorcido de motoristas egoistas, atormentados por seus caprichos e problemas ou obstruidos e lesados pelo uso de drogas e de ácool. É desses caras que temos que nos proteger. Estão corretos os motoristas do bem que usam o engate de reboque com a finalidade de se protegerem. Num país do salve-se quem puder, onde o cumprimento da lei é apenas um detalhe, o cidadão tem buscar meios de sobreviver, mais seguramente, dentro desse caos que é nosso trânsito.

Vinicius disse...

com otem nego burro pra ckt !
c axa q o engate proteje seu carro?
sim proteje quando alguemda uma batidinha leve !

agora quando vc toma uma porrada mais forte ! vc vai danificar seu carro!
conheço caso que o carro nao dava nem alinhamento! pois o ingate ajudo entrota a estrutura do carro! ainda rasgando a lata onde era fixado!

engate serve como engate ! e nao pra amortecer choques

agora o parachoque nao sei pq tem esse nome né !

Fabio disse...

Bom, ja bateram em minha traseira e afundou tudo, acho que nesta colisao o engate nao adiantaria nada somente podendo afetar a estrutura de longarinas mesmo, em pequenas colisoes ele estraga o carro que bateu, se nao fosse esta porcaria uma pequena encostada nao iria afetar nenhum dos carros visto que os carros tem o parachoques e sistema que amortece o impacto que pode ser por espumas, laminas de plasticos entre outros, o pior sao estes portadores de engates quando vao estacionar dar ré e encostar no carro amassando a placa ou fazendo um buraco no parachoque alheio, eu aprovo esta lei que o engate deve ter a funçao de reboque e nao de protecao egoista e que se foda o outro. Voce ai que tem engate, duvido que nunca deu uma encostadinha quando fazia manobra para estacionar seu carro e estragou o parachoque alheio....

Deprê disse...

Os batedores de traseira merecem ter seu carro danificado, pois são imprudentes, batem e fogem... Estou cansada de eles baterem na traseira do meu veículo, enquanto estou parada no semáforo. Eles não pagam, fogem, porque o dano no carro deles é pequeno. Por isso instalei um engate. Se terei que pagar pelo conserto do meu veículo, que ao menos eles (os batedores de traseira) também sofram prejuízos e deixem de rir de quem dirige com cuidado. Por mimm, eu colocaria barras que acabasse com o carro deles.

Anônimo disse...

Faz mais de 10 anos que não encosto meu carro em outro e, desta vez, por minha culpa, acabei acertando o carro que vinha na frente. acredito que se não houvesse engate, seria apenas pintura nos parachoques, mas tenho que realinhar meu painel frontal, trocar meu parachoque, sorte que meu carro não tem parachoque pintado, mas vou acabar arcando com a repintura do outro parachoque. Caso haja danos à estrutura do outro carro, NÃO irei pagar, pois a escolha de "proteger" foi dele...

nasser disse...

O post é antigo, mas está atual.

Quem usa engate é o mesmo burro que não entende que:

"Farol de neblina" tem esse nome porque deve ser usado na neblina;
"Pára-choques" tem esse nome porque é ele que você quer que quebre, não ficar protegendo ele;
E "engate" é pra "engatar" algo, se você não tem carreta, deixe de ser burro porque a maior chance de alguém acertar seu carro é manobrando perto dele e adivinha, é na frente que mora o perigo....

Anônimo disse...

Eu sou favoravel ao engate, se pudesse colocaria um na frente e dois laterais nas portas para essa turma de folgados desastrados com o bem do proximo....

Anônimo disse...

Já fui atingido muitas vezes por estes engates, principalmente quando estão estacionando, esse pessoal que tem engate não se preocupa em manobrar direito e sempre bate no carro dos outros.
Não tenho nem coragem de chamar de "gente" a escória que faz isso para prejudicar os outros. Só nesse país mesmo que existe tanta gente com essa índole de prejudicar.
Triste realidade.

Unknown disse...

Comprei uma BMW zero e cuido com os outros carros. Bateram mais de 5 vezes, e sim, vou colocar o engate para proteger meu carro. Assim as pessoas terão mais atenção, tanto quanto eu. Corro risco de pagar mais caro por um acidente mais severo? Sim. Mas esse risco é muito menor perto dos pequenos acidentes que meu carro sofre todos os dias nas ruas.

Anônimo disse...

SEU CARRO TEM ENGATE VOCÊ NUNCA AMAÇOU OU ARRANHOU O CARRO DE TRAZ NA HORA DE ESTACIONAR!SE NÃO MEUS PARABÉNS,PORQUE A MAIORIA DEIXA O ENGATE ENTRA NO PARA-CHOQUE DO CARRO QUE ESTA ESTACIONADO ATRAS NA HORA DE SAIR OU ENTRAR NUMA VAGA.
O PARA-CHOQUE DIANTEIRO DO MEU CARRO ESTA TODO DESTRUÍDO, E OLHA QUE NUNCA BATI MEU CARRO NA TRASEIRA DE NENHUM COM ENGATE,SE PELO MENOS QUEM TEM O ENGATE SOUBESSEM DIRIGIR...

Anônimo disse...

se não tivesse o engate com certeza o prejuízo seria maior, em todos meus carros eu coloco engate, pois numa colisão leve protege muito, e quem bate atrás está errado, se a pessoa é desatenta ela que arque o prejuízo, eu não abro mão de engate, justamente por causa destes folgados que gostam de andar colado na traseira.

Luciana disse...

Sou completamente à favor! Bateram na minha traseira semana passada e se não fosse o engate o estrago e prejuízo seria bem maior, só nesta brincadeira se foram 400,00 para um pará-choque novo , pq o mesmo quebrou + 370,00 para a pintura e + 360,00 para um engate novo, já que não retificam o amassado. E o culpado é claro que bateu na minha traseira??? Simplesmente não quer assumir os danos e vou ter que colocar na justiça , que neste pais de merda vai levar anos . Então meu caro : "Antes ele do que eu" !!! Pq ainda assim não vou precisar pagar a franquia do seguro e vou pagar facilitado como der!!!

Anônimo disse...

O problema é que a maioria de quem instala engate sem ter o que engatar não tem respeito e nem cuidado nas manobras e acabam danificando a frente dos outros carros ao estacionar.
Pelo que observo, a maioria são playboys e barbeiros.

Anônimo disse...

Presta mais atenção ao dirigir, vc errou, todo mundo erra, mas quem erra está errado e tem que pagar, pois foi vc que bateu.

Anônimo disse...

Aff. como tem "inteligentes" que defendem o uso do engate para proteger o carro. Como a imbecilidade é capaz de achar que comprar e instalar um engate é mais barato que um reparo no parachoque. Fora que se o "intelectual" ver a colisão, independente de ter engate ou não, o motorista que provocou o acidente é responsável pelo reparo. Mas que mundo estamos de "foda-se você e não eu"...

Unknown disse...

Meu caro, não escreva asneiras. Se seu carro sofrer 2 batidas no para choque, e vc arrumar cada vez que ele sofrer dano, quanto irá gastar? Burro.
A maioria das batidas em para choques ocasionadas por motoristas idiotas ( que é o que mais se tem por aqui) vc nem vê quem provocou, pq o fdp some e deixa lá o estrago. Então, pare de escrever merda. Engate não protege totalmente, mas inibe o idiota folgado que fica raspando o carro dos outros. O resto é conversa de imbecil que vive em outra realidade.

Anônimo disse...

Quando comprei minha IX35 pensei em colocar o reboque, mas estava caro na concessionária, R$ 900,00. Seis meses depois me deram um encostão na sinaleira. Pensei que tivesse estragado um pouco o pára-choques... que nada !!!
Pára-choques intacto e porta-malas amassado. Se tivesse reboque acho que minha IX35 teria saído ilesa e não ficaria 9 dias parada na chapeação!!!!

Anônimo disse...

Engate traseiro é a máxima expressão da indigência, da ignorância e da imbecilidade do brasileiro burro médio.
É esse mesmo brasileiro que foi às ruas defender um golpe de estado para colocar uma gangue de ladrões e vendidos para entregar o patrimônio público para os gringos.
São estes mesmos cabeças de prego que votarão em Bolsonaros e congêneres, para acabar de afundar a "Banânia".
Sugiro colocarem o engate nos acentos de vossos bancos de motoristas.
Quem sabe assim, sintan-se mais "poderosos" e seguros.

thiago disse...

Um FDP com engate bateu na dianteira do meu carro. Fica fácil ter uma bola de metal na traseira e poder afundar o para-choque do carro de trás para poder facilitar a sua manobra na hora de sair de uma vaga.

Anônimo disse...

Desculpem me intromete mas, esta semana um sujeito bateu no meu carro, um Corolla 2013 muito bem conservado, que comprei do meu pai e nunca foi batido, que estava parado, devido à fila de carros à frente. Empenou o porta-malas, arrebentou o pára-choques e outras coisas mais. Resumo do prejuízo: a oficina mais barata ficou em 2000 reais. O carro do estrupício, um Sandero 2011, ficou todo detonado na frente, estourou até o radiador. O pior, o canalha disse que ia pagar, mas quando eu mandei 3 orçamentos pra ele, o infeliz ficou louco e disse que não vai pagar de jeito nenhum. Será que se eu tivesse um engate, teria dado PT no carreco dele e o meu estaria mais protegido? Só sei que tive que acionar meu seguro e vou morrer na franquia. Mas tenho os dados dele e vou processá-lo. A seguradora também vai.

Colega disse...

Eu tenho um engate,e confesso q já me salvou e algumas situaçõe,uma vez no trânsito,naquele para e anda para e anda,o cara ando e simplesmente bateu na minha traseira,mais não foi muito forte porque estava no trânsito,mais se não tivesse o engate ali ia zoa o carro,o meu carro só deu um tranco pra frente.
Uma vez eu dando ré virando o carro em uma rua pequena,tinha uma guia alta atrás,eu dei ré meio rápido bateu meio forte nessa guia,eu sai do carro para ver o estrago,e minha surpresa não tinha nada a batida foi no engate.
Em batidas leve ele quebra no galho agora eu não sei em batidas mais forte se ia danifica a estrutura do carro essa é a minha dúvida.
Sendo sincero eu tbm já dei uma mancada em estaciona encostando na dianteira de um carro,calculei mal a distância e dei essa encostada.
Em umas situações o engate te protege de uma batida fraca de pessoas desatenta,em outras situações vc pode ser o desatento e danifica com engate o carro dos outros tbm.