Terminado o GP da Austrália, a McLaren trouxe a público uma suposição que prometeu agitar os bastidores da F-1 por algum tempo. Mas só agora temos idéia do que realmente se tratava esse tal "assoalho móvel" que a equipe inglesa acusou a Ferrari de estar usando. Os carros de Maranello teriam um dispositivo que faz com que a frente do carro tenha um arrasto aerodinâmico menor, consistindo numa mola que, em alta velocidade, abaixaria o bico do carro. Trocando em miúdos: a equipe poderia colocar uma asa frontal mais "pesada", ganhando em dirigibilidade nas curvas, sem sacrificar a velocidade em reta.
(início da minha teoria) Posso estar falando bobagem, mas imagino que esse dispositivo também amorteceria o bumping, que é o ato do carro quicar nas imperfeições do asfalto, o que teria um efeito similar às suspensões ativas em reta - guardadas as devidas proporções, claro - utilizadas no início dos anos 90. (fim da minha teoria)
Fato ou não, esse tipo de dispositivo é baseado numa brecha do regulamento da FIA, assim como os amortecedores de massa utilizados pela Renault até o meio do ano passado. Se a reclamação da McLaren vai surtir ou não um efeito, não dá pra saber. Também creio que os F2007 não sejam tão dependentes desse sistema quanto as Renaults eram ano passado em relação aos amortecedores. Sendo assim, caso haja a proibição desses "assoalhos 'móveis", duvido muito que a Ferrari tenha uma perda significativa de rendimento. Vale lembrar que a BMW também usou um dispositivo similar em seus carros. O que importa é que a FIA pretende adotar novos métodos de testar se o assoalho dos carros estão dentro do regulamento.
Abaixo segue uma matéria do autosport.com sobre o tema. Vale a leitura.
http://www.autosport.com/news/report.php/id/57650
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Ainda sobre a equipe vermelha: há a possibilidade de que o motor de Kimi Raikkonen seja trocado no GP da Malásia, o que seria uma ótima notícia para Felipe Massa e uma péssima notícia para quem vai ver a corrida. Afinal, perderíamos mais uma chance de ver as Ferraris duelando em igualdade de condições. O problema no caso do Iceman diz respeito a um pequeno vazamento de água, o que poderia provocar o superaquecimento do motor. Como na Malásia é quente pra dedéu e o circuito possui retas longas, o risco de uma explosão poderia aumentar. Se a troca realmente acontecer, Kimi largará perderá 10 posições em relação à sua classificação no treino de sábado.
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Em tempo: a FOM (Formula One Management) está retirando os vídeos de F-1 do Youtube. Uma pena!!!!
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