domingo, março 18, 2007

Raikkonen vence e Hamilton "surpreende"

Começou bem a temporada 2007 de F-1. Nomes novos, forças distribuídas e um quê de "matar saudades", afinal já havia passado quase 5 meses desde a última corrida do ano passado. Deu Raikkonen com certa facilidade, o que deixa claro que a Ferrari é a equipe a ser batida. E pelo visto, vai ser difícil.

O maior destaque, contudo, vai para Lewis Hamilton. Muito se foi falado sobre esse piloto, principalmente após vencer a GP2 ano passado. Confesso que fiquei apreensivo para ver o inglês em sua primeira corrida de F-1. E surpresa pode ser a palavra que melhor define a estréia do piloto - sem colocarmos em xeque a sua capacidade e currículo -, principalmente porque boa parte das "promessas" que chegaram à F-1 nos últimos anos não vingaram. Hamilton ficou a maior parte do GP na frente do bicampeão Fernando Alonso, que conseguiu ultrapassar o inglês apenas no último pit-stop, o que sinaliza uma briga interna na McLaren. Ainda na turma dos estreantes, Heikki Kovalainen decepcionou. O finlandês parecia piloto de rali (honrando uma tradição finlandesa no off-road), tamanho o número de vezes que estava passeando fora do asfalto.

Felipe Massa fez uma boa corrida de recuperação. Arrisquei dizer que ele chegava entre os 4 primeiros - se largasse em 16o - o que não ocorreu, afinal o brasileiro largou em 22o. AFerrari decidiu trocar o motor do carro, que poderia estar avariado devido aos problemas enfrentados no câmbio no dia anterior. Muito se fala sobre o final da corrida, quando o brasileiro não forçou uma ultrapassagem sobre Fisichella. Creio que essa prudência foi uma boa atitude, visto que numa situação similar no ano passado, Michael Schumacher forçou uma disputa de posição e acabou abandonando a corrida no GP da Hungria. Mas é bom que o paulistano abra os olhos e trabalhe muito para o GP da Malásia, pois o Homem de Gelo mostrou a que veio. Abaixo, a classificação final, no formato do Grande Prêmio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Rodrigo,
Acabei visitando o seu blog pela primeira vez porque vi que voce tinha escrito sobre a F1 e fiquei curioso.
Só farei um breve comentário:
Todo mundo parece concordar com voce quanto ao Massa. "Pra que arriscar 3 pontos pra ganhar mais 1", "Ele estava pensando no campeonato" e etc.
Rodrigo, meu grande amigo fã de Oasis, eu acho isso tudo uma besteira. Como voce mesmo disse, o Schumacher tentou uma ultrapassagem como essa, no ano passado. Se deu mal, é verdade, mas eu acredito muito mais na atitude de um heptacampeão do que na do Massa.
Aposto que, se no lugar do Massa, estivesse um Senna, Prost, Mansell, Schumacher, a história teria sido outra.
O que está em jogo, ao meu ver, não são os 3 pontos que ele garantiu, mas sim a atitude que se espera de alguém que quer ser campeão.

Unknown disse...

Sim, na verdade não temos também como saber se essa atitude traria a posição pra ele ou se realmente era impossível superar a Renault no final da reta. Acho que a F-1 vive um momento de, infelizmente, mais prudência do que arrojo. Depois, dá uma olhada no histórico de resultados no site oficial da F1 e vc verá que os campeões, salvo anos em que a supremacia era absurda, ganharam o título com mais frequencia do que propriamente com vitórias. Em 2005, por ex, o Alonso foi campeão com o mesmo número de vitórias do que o Raikkonen. Mas o espanhol terminou mais corridas, o que foi fundamental. Se o Massa tivesse em 2o, ou em 3o, a atitude de forçar uma ultrapassagem seria mais gratificante, pq ai seriam 2 pontos a mais e não apenas um!

Mas no geral, acho que a postura mais responsável, naquele momento, pode ter sido a atitude mais certa. Também é algo q temos que jogar com especulações apenas.

Valeu pelo comentário, espero que se torne um frequentador da minha página!

Abraço

ps: Oasis sempre!

Anônimo disse...

queridão, mandou bem nos posts! já q o reginaldo leme tá passando da hora, podem te chamar pra comentar f1! hehehhe... (sei que isso vai inflar seu ego, mas fazer oq...).
gostei mto da sua listinha de desejos para melbourne! me diverti, na verdade! hahahahaha...
e quanto ao primeiro comentário... depois de ultrapassar 15 pilotos, não acho q seja justo dizer que falta arrojo ao massa. e concordo com o blogueiro (respeitando a opinião acima). nesse caso, a prudência era muito bem-vinda. arriscar-se logo na primeira corrida do ano, depois de uma boa prova de recuperação, não me parece necessário. se estivesse valendo o campeonato, ou até mesmo se fosse uma rixa com algum piloto (adoramos brigas! hihihi), aí sim valeria a pena.
beijocas!

Diego Borges disse...

Obrigado Pela visita Rodrigo!

Muito bom o seu blog.!

òtimos comentários...muitíssimo bem informado e estruturado!

Esses são meus primeiros dias de Post...mas logo vou pegando a prática!...Um forte abraço!

Ps.: Assim como o do Capelli, pretendo passar sempre por aqui!

Anônimo disse...

falou e disse


cassio